
Debate #40 | Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD)
Nesse episódio, Kya Mesquita recebe uma dupla pesadíssima para trocar uma ideia muito massa sobre o novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, o PLANAD e a consulta pública virtual que foi aberta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal chamando a participação da sociedade civil na sua construção.
O objetivo do PLANAD é organizar e orientar a execução da política sobre drogas no país, com definição de metas e ações prioritárias através de uma abordagem intersetorial articulando áreas como saúde, educação, assistência social, segurança pública e sociedade civil.
A consulta é organizada em 8 eixos temáticos, mas há espaço também para a sugestão de inclusão de novos temas. Ela fica aberta entre os dias 6 de março e 15 de maio de 2025, e qualquer pessoa pode contribuir com sugestões e opiniões sobre os rumos das nossas políticas sobre drogas.
Para entender esse universo de possibilidades e a importância de disputar essa construção de novas diretrizes, ações, metas e objetivos para as políticas de drogas no Brasil e também sobre como participar disso de forma efetiva, recebemos a Luana Malheiro, que é antropóloga, especialista em Saúde Coletiva/ Mental pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, membra-fundadora da Rede LatinoAmericana e caribenha de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD) e da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA). Compõe a Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Políticas Sobre Drogas (PBPD). Luana também é conselheira do CONAD, representando a sociedade civil no conselho. E a Priscilla Gadelha, que é Psicóloga, especializada em Psicologia Clínica, Diretora da Escola Livre de Redução de Danos, ativista da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e Conselheira do Conselho Nacional de Políticas de Drogas, também representando a sociedade civil no conselho.
Confira e fique por dentro!
Link para a consulta pública: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-reformulacao-planad
-
Apoie o Cannabis Monitor: http://apoia.se/cannabismonitor






