Ciência | Pesquisas sobre Drogas na Farmácia e Toxicologia, com Virgínia Carvalho

*Este programa precisou ser republicado devido ao uso de trilha sonora sem autorização de direitos autorais*

**Publicado originalmente em maio de 2022.

Este é o Maconhômetro Ciência, um projeto em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Psicoativos e Cultura – PsicoCult, vinculado ao INCT-INEAC da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Neste projeto, os antropólogos vinculados ao PsicoCult Marcos Veríssimo e Yuri Motta entrevistam pesquisadores brasileiros que tenham a cannabis como objeto de estudo e se dediquem a produzir conhecimento sobre a planta e seus usos nas mais diversas áreas do saber.

Nossa proposta é mobilizar estudiosos dos mais diversos segmentos e disciplinas e, deste modo, contribuir para um mapeamento da produção acadêmica sobre a maconha na atualidade, buscando compreender essa realidade pela perspectiva dos próprios pesquisadores.

Neste episódio, eles recebem o farmacêutica e bioquímica, pesquisadora e professora Virgínia Carvalho.

Virgínia é graduada em Farmácia e Bioquímica (UNG), especialista em Docência em Saúde (UFRGS), mestre e doutora em Toxicologia e Análises Toxicológicas (USP).

Atualmente ela é professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordena o Laboratório de Análises Toxicológicas da instituição, onde desenvolve projetos de extensão, como o FARMACannabis, e pesquisas relacionadas à drogas vegetais em contexto medicinal e forense. Tem experiência em análises químico-toxicológicas, análises neuroquímicas, avaliação de toxicidade e farmacognosia.

Neste papo, ela nos fala sobre sua trajetória acadêmica, seu envolvimento com o tema das drogas e a maconha em específico, as particularidades dos estudos sobre substâncias nas áreas da Farmácia e da Toxicologia, entre outros tópicos.

Chega mais pra conferir e aprender muito com a Virgínia! 👊

Ir para o conteúdo