Pesquisadores

Emilio Figueiredo
Cargo
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos – INCT InEAC da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Pós-graduado em Terceiro Setor e Responsabilidade Social pelo Instituto de Economia da UFRJ (2015). Pesquisador em formação vinculado ao PSICOCULT – Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura (INCT-InEAC/UFF). Assessor e consultor jurídico com atuação pro bono em assuntos relacionados à reforma da Política de Drogas. Consultor Jurídico de associações de pessoas que fazem uso da Cannabis como ferramenta terapêutica. Fundador da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas. Membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Advogado inscrito na OAB/RJ sob o nº 124.871.

Frederico Policarpo
Cargo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ-2003), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF-2007), Doutorado em Antropologia pela mesma universidade (PPGA/UFF-2013), com bolsa-sanduíche na University of California, Hastings College of the Law/EUA (CAPES/2011-2012). É Professor Adjunto de Antropologia no Departamento de Segurança Pública, do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, na Universidade Federal Fluminense. É pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC/UFF). Coordenador do núcleo de pesquisa em Psicoativos e Cultura (PsicoCult). Tem experiência na área de Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de drogas e sistema de justiça criminal

Jonatas Carvalho
Cargo
Graduado em História pela Universidade Veiga de Almeida, Mestre em História Política pelo PPGH da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ) na linha de pesquisa Política e Sociedade e doutorando no Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). É professor na educação básica nas áreas de história e história da arte, e professor de filosofia e sociologia em cursos pré-vestibular.
É pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF), ao PsicoCult e associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Psicoativos (NEIP-USP). Realiza pesquisas sobre regulamentação e criminalização das drogas no Brasil e na América Latina. Foi pesquisador nível A no projeto de extensão Espaço Charles Darwin na Fazenda Campos Novos no município de Cabo Frio entre 2014 e 2016.

Luana Martins
Cargo
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2012) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio (2014). É mestra em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (bolsista CAPES), na linha de pesquisa Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos.
É pesquisadora vinculada ao NEPEAC/InEAC/ INCT/UFF – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Administração Institucional de Conflitos e ao PsicoCult. Tem experiência na área de Antropologia e Direito, principalmente nos seguintes temas: sistema prisional, socioeducativo, encarceramento, política de drogas e segurança pública.

Marco Antonio Correa
Cargo
Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua como assistente em administração na área da Educação de nível superior – UFF.
Membro do grupo de estudos e pesquisa PsicoCult e integrante do projeto “Conflitos, drogas e violência: diálogos entre universidade e sociedade pela garantia de acesso aos serviços públicos e pelo fortalecimento de redes institucionais”, projeto contemplado por meio de edital do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA, fruto de colaboração entre a Prefeitura de Niterói, a Fundação Euclides da Cunha – FEC e a Universidade Federal Fluminense – UFF. Atualmente, realiza pesquisas no âmbito da Socioeducação, embasado em sua experiência como servidor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas – Degase.

Marcos Verissimo
Cargo
Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Doutor pelo mesmo programa. Também é especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública.
Atua como professor de sociologia e filosofia na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. É coordenador do LEPIC (Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica), sediado no Colégio Estadual Walter Orlandine, na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O LEPIC é amparado pelo PIBIC Ensino Médio (CNPq), e está integrado ao InEAC e ao projeto de Cientista do Nosso Estado, do Prof. Dr. Roberto Kant de Lima. Verissimo é pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), ao LEPIC, ao LABIAC (Laboratório de Iniciação Acadêmica em Segurança Pública da UFF) e ao PsicoCult. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos relacionados às “drogas” (lícitas e ilícitas) e seus usos, mercados, produção e repressão; antropologia visual; e estudos de manifestações artísticas e culturais; e conflitos escolares.

Mario Bani
Cargo
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com período sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade do Porto – Portugal (FDUP). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, com bolsa CAPES, na linha de pesquisa “Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos”.
Mário é pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) e ao PSICOCULT – Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura. As principais áreas de interesse e pesquisa são: Política de Drogas, Sistema de Justiça Criminal, Direito Penal, Criminologia e Antropologia do Direito.
Emilio Figueiredo é advogado desde 2004 e trabalha com direito e cannabis no Brasil há 10 anos. É integrante da diretoria executiva da Rede Reforma (Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas), sendo reconhecido defensor de pessoas que fazem uso e cultivam a Cannabis, principalmente para fins terapêuticos. Também é consultor jurídico de associações de pessoas que que fazem uso terapêutico da Cannabis e de iniciativas públicas e privadas que buscam a produção nacional de Cannabis com observância de seu impacto social e ambiental no Brasil.
É membro do grupo de pesquisa PsicoCult, abordando o tema da cannabis através de uma investigação etnográfica sobre a participação dos advogados na produção da verdade legal sobre a Cannabis no Brasil.

Nathalia Gomes Da Costa
Cargo
Nathalia é graduanda em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cursando o 7º período.
Atualmente é orientanda do Professor Dr. Frederico Policarpo e aluna bolsista PIBIC/CNPq/UFF, sob supervisão do mesmo. Seu projeto monográfico consiste na problematização da redução de danos no contexto de festas eletrônicas. Já pelo projeto PIBIC, pesquisa sobre as demandas de acesso à Cannabis para fins terapêuticos.
Suas principais áreas de interesse são: Redução de Danos, Política de Drogas, Uso Terapêutico e Responsável/Social de Substâncias Psicoativas e Políticas Sociais.

Perla Alves
Cargo
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), graduada em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense (2016). Possui especialização em Política e gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2015) e especialização em Organização e gestão em Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Sociologia e Direito pela UFF (2018) e doutoranda pelo mesmo programa.
Perla é pesquisadora vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT – InEAC/UFF), ao NSD/UFF ( Núcleo de Sociologia e Direito) e ao Psicocult. Tem experiência na área de sociologia e antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: polícia militar e a prática dos seus agentes, consumo de drogas e seus controles, atores sociais e sistema de justiça criminal.

Rebeca Lima
Cargo
Rebeca é graduada em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2020). Na graduação, foi bolsista de Iniciação Científica do projeto “As demandas dos pacientes pela maconha medicinal no Rio de Janeiro: do acesso legal ao cultivo doméstico”, financiado pela FAPERJ.
Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS-UFF). Pesquisadora vinculada ao INCT-InEAC e ao PsicoCult. Suas principais áreas de pesquisa e interesse são: mulheres encarceradas, política de drogas, canabis para fins medicinais.

Ricardo Nemer
Cargo
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa CAPES, na linha de pesquisa “Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos”
Ricardo é advogado, e atua em causas que envolvem Direito e Usos de Psicotrópicos, com ênfase em Cannabis e seu uso terapêutico. É membro e cofundador da Reforma (Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas).
As principais áreas de interesse e pesquisa são: Políticas de drogas, conflitos sociais e relações de poder.

Yuri Motta
Cargo
Bacharel em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, situada no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Mestre em Segurança Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Atualmente é doutorando pelo mesmo programa e aluno de licenciatura em Ciências Sociais também pela UFF.
É integrante do projeto intitulado “Conflitos, drogas e violência: diálogos entre universidade e sociedade pela garantia de acesso aos serviços públicos e pelo fortalecimento de redes institucionais”, no qual é bolsista de doutorado. Este projeto é parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), resultado de uma colaboração entre a Prefeitura de Niterói/RJ, a Fundação Euclides de Cunha (FEC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Yuri é pesquisador vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (NEPEAC/INCT-InEAC/UFF) e membro do PsicoCult. Tem experiência nas áreas de sociologia e antropologia e suas pesquisas são voltadas principalmente para os seguintes temas: Drogas e Políticas Públicas; cannabis, seus usos e controles.

Gustavo J. C. Maia
Cargo
Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Graduado em História (Bacharelado/Licenciatura) pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ). Pesquisador vinculado ao DGP/CNPq – PSICOCULT – Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura. Atualmente integra o subprojeto “As práticas de controle e de uso de substâncias psicoativas”, sob a coordenação do Prof. Dr. Frederico Policarpo, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF). Possui experiência em pesquisas na área da história social da imprensa com foco nas representações da maconha e seus usos no Brasil, história da maconha, história das drogas, história do proibicionismo e antiproibicionismo.

Raymundo Nonato de Almeida Santos
Cargo
Possui graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (2002). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense. Advogado inscrito na OAB/RJ, sob o nº 120.160, com atuação em Direito Civil e Direito Penal. Bolsista do projeto “Assimetrias Federativas em Tempos de COVID-19: Diagnósticos e Impactos da Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça nos Estados do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Michelle Nascimento Babo de Mendonça
Cargo
Advogada na Melo e Mendonça Advogados Associados; Graduada em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Instituto Multidisciplinar (UFRRJ/IM); Especialista em Criminologia e Segurança Pública pela Universidade Iguaçu (UNIG); Mestra do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense (PPGJS/UFF), o qual atuou como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) com o projeto intitulado “SEGURANÇA PÚBLICA” E “VIOLÊNCIA” EM UM MUNICÍPIO DA BAIXADA FLUMINENSE: SOBRE CLASSIFICAÇÕES E SENTIDOS, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL?, contemplado com auxílio financeiro na modalidade Bolsa de Mestrado (MsC).

Natalia Cardoso Amorim Maciel
Cargo
Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharela em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada lato sensu em Direito Tributário e Financeiro pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, desenvolvendo pesquisas sobre as implicações da aplicação da Lei de Drogas no sistema de justiça criminal. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Penal, Direitos Humanos e Criminologia e na área da Sociologia, com ênfase em Sociologia Jurídica. Possui experiência na formulação e desenvolvimento de pesquisa em políticas públicas, em políticas de drogas, políticas penais, sistema de justiça e sistema prisional.

Lucas Senna de Brito Pires
Cargo
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Mestrando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Políticas de Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos. Pesquisador vinculado ao DGP/CNPq – PSICOCULT – Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura. Atualmente integra o subprojeto “As práticas de controle e de uso de substâncias psicoativas”, sob a coordenação do Prof. Dr. Frederico Policarpo, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF). Tem experiência na área de Direito e de Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de drogas, tratamentos para os usos de drogas, pessoas em situação de rua, e vulnerabilidade social

Andreza Costa de Souza
Cargo
Mestranda no Programa de de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF), na linha de pesquisa Políticas de Segurança Pública e Administração de Conflitos. Bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense. Advogada em Tostes Advogados Associados. Extensionista no projeto UFF NAS RUAS – Grupo de Trabalho Pessoas em Privação de Liberdade (2021). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Democracia, Estado de Direito, Cidadania e Processo Penal (2021). Monitora Voluntária de Teoria do Direito Penal 2 e de Teoria dos Crimes em Espécie (2019-2022). Monitora de Direito Penal no curso Master Juris (2021)

Vanessa Marins Amado Henriques
Cargo
Doutoranda e mestra em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com bolsa CAPES. Pesquisa sobre movimentos antiproibicionistas no debate público sobre drogas no Brasil. Neste escopo, se interessa sobre temas como ativismo científico e relação entre movimentos sociais e Estado. Participou da pesquisa “Crack e Exclusão Social”, financiada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça (MJ), em 2014 e 2015. Ocupou o cargo de Assessora de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Campos dos Goytacazes, bem como o de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do mesmo município, desde o princípio do ano de 2017 até o final de 2018. Atuou como socióloga na Coordenadoria de Políticas Sociais da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (COOPOS – Fundação CEPERJ), de janeiro a junho de 2022.

Cristiano Barcellos Tavares
Cargo
Sou estudante de graduação em Antropologia na Universidade Federal Fluminense e estou atualmente envolvido no grupo de pesquisa PSICOCULT, onde tenho a oportunidade de aprofundar meu interesse em questões culturais e psicológicas junto aos meus colegas de grupo com foco em psicoativos sua relação com a sociedade, com o direito, e seus benefícios medicinais principalmente relacionados a cannabis. Meu foco de pesquisa para formulação do meu trabalho de conclusão de curso gira em torno dos usos e benefícios da cannabis medicinal, do mercado de insumos para autocultivo, e dos cultivadores, suas implicações e suas demandas na sociedade contemporânea. Ao longo da minha jornada acadêmica, tenho buscado desenvolver minhas habilidades em pesquisa de campo, análise de dados qualitativos e construção de conhecimento interdisciplinar.

Gabriel Seixas Silva
Cargo
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), atualmente cursando Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura (Psicocult) vinculado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC/UFF)

Lucas Ribeiro Rocha
Cargo
Graduando em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na grande área das Ciências humanas e sociais, com ênfase na Sociologia e Antropologia. Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura (PsicoCult/InEAC/UFF) e do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC/InEAC/UFF). Tenho interesse de pesquisa sobre os temas de: Educação; Drogas e Segurança Pública; Religião e Sociedade

Aiane Eduarda Queiroz Antonio
Cargo
Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Valença (2015). É servidora pública do Depertamento Geral de Ações Socioeducativas-DEGASE, departamento vinculado a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, órgão responsável pela execução de medidas socioeducativas. É discente da Especilização em Educação em Direitos Humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ e Mestranda em Justiça e Segurança pelo Programa de Pós Graduação em Justiça e Segurança






