Educação | Educação sobre Drogas e Materiais Paradidáticos, com Luzânia Rodrigues

Tá nos ares mais um episódio do Maconhômetro Educação, um projeto do Cannabis Monitor em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Neste projeto, os professores e pesquisadores, Francisco Coelho e Maria de Lourdes da Silva, propõe debater, refletir, contextualizar e problematizar sobre o conceito de Educação para as drogas.

Nossa proposta é mobilizar temas e conversar com atores que estão inseridos no campo da educação, pensando, atuando e transformando a realidade a partir de iniciativas pedagógicas voltadas para o universo do uso de substâncias e seus atravessamentos, tendo sempre como perspectiva a educação escolar e a formação dos profissionais da educação.

Neste episódio, recebemos para uma troca a Luzânia Rodrigues, que é professora de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Política, Cultura e Ambiente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Ela trabalha desde 1995 com a temática das substâncias psicoativas, com atuações de pesquisas no Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), e nos Programas: Trocas de Seringas (1995-96); Consultório de Rua (1999-2001); e na Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) (2006/7).

É pós-doutora em Medicina e Saúde (UFBA) e em Ciências Sociais (UFJF). Na Univasf, coordenou o Centro de Referência sobre Drogas e, atualmente, lidera o Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substâncias Psicoativas (Lappis).

No campo da educação sobre drogas é autora do livro “Drogas – que papo é esse, professora?”, material paradidático dirigido a professores do Ensino Médio.
Neste papo, ela compartilha sua trajetória no campo da educação sobre drogas e sua atuação no campo de formação professores e na produção de materiais pedagógicos sobre a temática, além dos desafios de trabalhar neste campo, suas vivências, referências, entre outras brisas… Confira!

Considere apoiar o Cannabis Monitor: http://apoia.se/cannabismonitor

Skip to content