Educação | Educação sobre Drogas nas Escolas, com Marcos Veríssimo

*Este programa precisou ser republicado devido ao uso de trilha sonora sem autorização de direitos autorais*

**Publicado originalmente em 19 de novembro de 2022.

Tá nos ares mais um episódio do Maconhômetro Educação, um projeto do Cannabis Monitor em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Drogas, o GPED, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Neste projeto, os professores e pesquisadores, Francisco Coelho e Maria de Lourdes Silva, propõe debater, refletir, contextualizar, problematizar e trocar ideias sobre o conceito de Educação para as drogas.
Aqui mobilizamos temas e convidamos personagens que estão inseridos no campo da educação, pensando, atuando e transformando a realidade a partir de iniciativas pedagógicas voltadas para o universo do uso de substâncias e seus atravessamentos, tendo sempre como perspectiva a educação escolar e a formação dos profissionais da educação.
Como  educamos sobre o uso de drogas e como podemos educar? Que iniciativas têm ocorrido nesse sentido, dentro e fora dos espaços escolares? O que tem sido priorizado nesses modelos educativos? Quais diretrizes pedagógicas que orientam essas propostas?
Neste episódio, Francisco e Lourdes recebem para uma troca o antropólogo, professor da educação básica e pesquisador do Psicocult/UFF, Marcos Veríssimo.

O Veríssimo é graduado em Ciências Sociais e é mestre e doutor em Antropologia ((UFF). Também se especializou em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública. Atualmente é um pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) e ao Núcleo de Estudos em Psicoativos e Cultura (o Psicocult/UFF). Coordena o Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC).

É professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, atuando no município de São Gonçalo-RJ.

Neste papo, ele compartilha sua trajetória no campo da Educação sobre Drogas e os desafios de trabalhar o tema no ambiente escolar… Confira!

Ir para o conteúdo