Mesa de abertura – SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SOBRE PSICOATIVOS
Na mesa “Políticas sobre drogas”, os palestrantes Natalia Amorim Maciel (IPEA/ALERJ), Thiago Rodrigues (UFF) e Monique Prado (doutoranda UFJF/ Câmara Municipal do Rio de Janeiro) discutiram os desafios da aprovação de projetos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, em especial a cannabis, no Brasil. Destacando o medo político e a dependência do apoio executivo e de agências de pesquisa que torna o processo de aprovação complexo. Os oradores também abordaram a importância de compreender a dinâmica do poder e as realidades materiais na abordagem de questões relacionadas com as drogas. Os debates em curso sobre as políticas de drogas envolveram discussões sobre a legalização, a seletividade nas políticas penais e o papel dos movimentos populares e de figuras como Marielle Franco no avanço da causa da reforma.
Mediação: Frederico Policarpo (UFF)
Timestamp:
00:00:00 – Abertura da mesa pelo mediador Frederico Policarpo
00:01:28 – Palestra de Natalia Amorim analisando dados de casos relacionados à drogas no judiciário, abordando as inconsistências nos procedimentos de apreensão e teste de drogas e falta de conhecimento por parte dos juízes que ocasionam condenações inconsistentes.
00:35:18 – Palestra de Thiago Rodrigues sobre as estruturas políticas de proibição de drogas em diversos países das Américas e a natureza evolutiva das proibições.
00:56:18 – Palestra de Monique Prado relatando sua experiência no legislativo brasileiro e os projetos relacionados às substâncias psicoativas na Câmara Municipal.
01:11:55 – Frederico Policarpo (comentários e perguntas)
01:18:40 – Pergunta de Luana Martins
01:22:35 – Pergunta de Vinícius
01:25:00 – Pergunta de Paco
01:48:50 – Encerramento da mesa pelo mediador Frederico Policarpo






