
Ciência | Pesquisas sobre Cannabis na Sociologia, com Edward MacRae
Neste projeto, os antropólogos vinculados ao PsicoCult Marcos Veríssimo e Yuri Motta entrevistam pesquisadores brasileiros que tenham a cannabis como objeto de estudo e se dediquem a produzir conhecimento sobre a planta e seus usos nas mais diversas áreas do saber.
Nossa proposta é mobilizar estudiosos dos mais diversos segmentos e disciplinas e, deste modo, contribuir para um mapeamento sobre a produção acadêmica sobre a maconha na atualidade, buscando compreender essa realidade pela perspectiva dos próprios pesquisadores.
Neste episódio Veríssimo e Yuri recebem o antropólogo Edward MacRae, que é professor associado ao Departamento de Antropologia e Etnologia e pesquisador associado ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas-CETAD, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ministra cursos de pós-graduação em torno de temas relacionados à socioantropologia das drogas.
MacRae é autor de mais de 40 artigos e livros sobre temas como sexualidade, movimentos sociais, o uso socialmente integrado de substâncias psicoativas, redução de danos associados ao uso de drogas, uso religioso de ayahuasca e Cannabis sativa, entre outros assuntos.
Trata-se de um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre substâncias psicoativas na área da sociologia, e neste papo nos fala sobre sua trajetória acadêmica, os motivos que o levaram a pesquisar sobre maconha, os desafios de ter esse tema como objeto de estudo, suas referências da área e caminhos possíveis de pesquisa com maconha no campo da sociologia, entre outros temas.
Confira!
Maconhômetro (https://www.cannabismonitor.com.br/maconhometro-podcast/)
PsicoCult/UFF (https://https://www.instagram.com/psicocultuff/)
Apoia-se (http://apoia.se/cannabismonitor)






